Venha descobrir

Belmonte

Deixe-se encantar pela nossa história e cultura preservada ao longo de séculos…

O Museu Judaico localizado em Belmonte retrata a longa história da comunidade judaica na região, que resistiu a longos anos de perseguição religiosa.

Morada: R. da Portela 4, 6250-088 Belmonte

O Museu dos Descobrimentos situado na principal rua da vila de Belmonte é um espaço que pretende dar a conhecer a história do período áureo da nossa história.

Morada: R. Pedro Álvares Cabral 68, 6250-088 Belmonte

Esta estrutura museológica destina-se a dar a conhecer ao visitante a história do Rio Zêzere e está instalado na antiga Tulha dos Cabrais.
Historicamente os Cabrais foram a mais importante família de Belmonte, de grandes proprietários que construíram este celeiro em frente ao seu solar. A edificação ficou para sempre conhecida como Tulha dos Cabrais.

Morada: R. Pedro Álvares Cabral  68, 6250-088 Belmonte

Museu do Azeite

Situado num antigo lagar de azeite em Belmonte, este museu tem como principal objetivo demonstrar o processo de fabrico do azeite. Dispõe ainda de um agradável pátio exterior com vista para o olival adjacente ao museu.

Morada: Largo Bombeiros Voluntários 129, 6250-056 Belmonte

Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

A igreja foi mandada construir por D. Maria Gil Cabral, no século XIII. No seu interior encontra-se uma Pietá, em granito, e algumas pinturas murais. Ao lado da igreja está o Panteão dos Cabrais, onde estão depositados os restos mortais de vários membros da família Cabral, incluindo de Pedro Álvares Cabral.

Morada: Largo do Castelo, 6250-048 Belmonte

Castelo de Belmonte

O Castelo de Belmonte data do século XIII. No século XV serviu de residência para a família Cabral. Atualmente, para além de ser um dos vários monumentos a visitar em Belmonte, é também palco de várias iniciativas culturais, como concertos e exposições.

Morada: Largo do Castelo, 6250-048 Belmonte

As Capelas de Santo António e do Calvário são um conjunto formado por dois pequenos edifícios, localizados próximo do Castelo de Belmonte e da Igreja de Santiago. A primeira parece ser a mais antiga, tendo a sua construção ocorrido no século XV.

Morada: Largo do Castelo, 6250-048 Belmonte

Próxima do castelo localiza-se a Sinagoga, de traça arquitetónica recente, projetado pelo arquiteto Neves Dias. A inauguração ocorreu em 1996, quando passavam 500 anos sobre o édito de D. Manuel I de expulsão dos judeus de Portugal. Para além de estar orientada para Jerusalém, caracterizam este templo as representações do candelabro na porta e nas grades e, da estrela de David, nos portões. Belmonte já teria uma Sinagoga no século XIII, da qual não restam vestígios mas cuja existência é comprovada por pedra presente no Museu Judaico.

Morada: Rua da Fonte da Rosa 41, 6250-041 Belmonte

 

Situada na vila de Caria, concelho de Belmonte, a Casa da Roda data de 1784. Tal como todas as casas da roda, encontra-se num local discreto, permitindo o anonimato das mães que aí deixavam os bebés.

Morada: Rua do Reduto 15, 6250-111 Caria

Casa da Torre

O Museu do Território – Casa da Torre, em Caria, localiza-se num edifício que remonta ao século XIV e que serviu de residência aos Bispos da região. Hoje em dia, dispõe de salas com exposições.

Morada: Rua do Reduto 3, 6250-111 Caria

Casa Etnográfica de Caria

A Casa Etnográfica de Caria situa-se no centro da vila. Esta exposição permanente pretende demonstrar os costumes, modos de vida e objetos do passado.

Morada: Morada: Rua Dr. Joaquim Borrego Cameira 7, 6250-111 Caria

Torre Centum Cellas

Situada no Colmeal da Torre, concelho de Belmonte, a Torre Centum Cellas data do século I. Acredita-se que tenha sido uma prisão ou parte de uma vila romana, sendo que o seu propósito nunca foi bem definido.

Morada: Monte de Santo Antão, Colmeal da Torre

Ruínas Romanas da Quinta da Fórnea

As ruínas romanas da Villa da Quinta da Fórnea foram descobertas aquando da construção da autoestrada A23, que passa na região de Belmonte. Dada a sua grandeza, acredita-se que esta seria uma propriedade de uma família romana abastada. 

Desde há já 5 anos que foi constituído o Bica Clube de Golfe. No interior de tão esbelta natureza do Vale da Gaia encontra-se o campo de golfe da Quinta da Bica, onde este clube opera. Vencendo a dificuldade da sua localização geográfica o clube desenvolveu um bom trabalho, conseguindo um considerável aumento de sócios.

Morada: EN 18 – Quinta da Bica
6250-075 Gaia, Belmonte

Distância: 6km

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) fica no centro interior de Portugal essencialmente no distrito da Guarda (85%) e também no distrito de Castelo Branco (15%). Marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização do parque natural tornam-no um dos locais de Portugal continental com maior ocorrência de chuva, neve, granizo e orvalho.

Distância: 45km

Situado no coração do Parque Natural da Serra da Estrela (a 7 km de Manteigas), atravessado pelo Rio Zêzere e envolto por uma extraordinária paisagem de montanhas, o Skiparque é um espaço a descobrir e desfrutar por todos aqueles que fazem da descoberta e aventura em comunhão com a natureza um modo de vida. 

Distância: 20.2km

O Museu de Arte Sacra resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Arciprestado da Covilhã, que permitiu devolver peças do culto religioso à cidade.

Morada: Av. Frei Heitor Pinto 9, 6200-176 Covilhã

Distância: 24.5km

A história da produção de queijo na Serra da Estrela é, no mínimo, fascinante! Numa pequena aldeia, situada a apenas 14 km da Covilhã, encontrará o interessante Museu do Queijo. Este museu conta a história de dóceis ovelhas, de sábios pastores que habitam as montanhas desde os primórdios, de rotas dos rebanhos através de Portugal

Morada: R. da Fonte Velha 15, Peraboa

Distância: 14km

O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, inaugurado no dia 04 de março de 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e as potencialidades turísticas do Concelho de Manteigas.

Morada: R. Fonte de São João Batista, 6260-311 Manteigas

Distância: 29km

O Complexo Termal do Cró é uma estância termal de Portugal. O complexo está situado entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa, a 15 km para a norte do Sabugal no Distrito da Guarda.

Distância: 41.4km

Inseridas na Região Hidrotermal de Montanha, a água mineral é captada a cerca de 100 metros de profundidade o que lhe garante pureza bacteriológica e estabilidade físico-química.

Endereço: Caldas de Manteigas, 6260-012 Manteigas

Distância: 30km

Situada em plena Serra da Estrela, entre a Covilhã, Manteigas e a Guarda, esta praia fluvial com bandeira azul é banhada pelo Zêzere e dispõe de parque de campismo, parque de merendas, bares de apoio, entre outras facilidades.

Morada: EN 232, 6300-235 Valhelhas

Distância: 12km 

Sortelha é uma das 12 localidades que integram a rede de Aldeias Históricas. A pequena vila situa-se dentro das muralhas que defendiam a povoação por altura das disputas com Castela. Em Sortelha pode visitar vários monumentos, destacando-se o castelo que data do século XIII.

Distância: 18km

Temos muito para descobrir

Venha
visitar-nos!